Magic Clube São João da Talha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torneio de Legacy - 19/12/2009

3 participantes

Ir para baixo

Torneio de Legacy - 19/12/2009 Empty Torneio de Legacy - 19/12/2009

Mensagem  esvrets Dom Dez 20, 2009 10:46 pm

Comentários sobre o torneio, decklists, etc Smile
esvrets
esvrets

Mensagens : 405
Data de inscrição : 25/10/2009
Idade : 41
Localização : Margem Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Torneio de Legacy - 19/12/2009 Empty Re: Torneio de Legacy - 19/12/2009

Mensagem  Otori_Takeo Sáb Dez 26, 2009 3:21 pm

Bom, visto que ainda ninguém comentou, falo eu.

Este foi o meu primeiro torneio de Legacy, e devo dizer que se tornou no meu formato favorito. A possibilidade de construir um deck quase sem limitações de cartas (e aqui tenho de agradecer à enorme disponibilidade que a malta do clube tem em emprestar uma tonelada de cartas e em ensinar novos "truques", no meu caso ao Paulo, ao Camilo, à Eunice e ao André - espero não me ter esquecido de ninguém) dá a conhecer novas maneiras de jogar a quem, como eu, tem menos experiência, e o próprio acto de fazer o deck torna-se tão emocionante como jogar com ele. Para além disso, e visto que as limitações são poucas, permite que joguemos com as cartas de que gostamos mais, mesmo que, à partida, possam não funcionar tão bem como outros decks. Ainda, não se trata só do nosso deck, a possibilidade de ver outros decks construídos da mesma maneira dá origem a um torneio com as mais variadas maneiras de jogar, e os jogos entre uns e outros são espectaculares de ver. Assim, neste torneio tivémos decks (dos que eu me lembro) tão variados e menos comuns (daquilo que conheço) como o de Affinity do Sam, os Zombies do André e mesmo o meu, baseado na Defesa do Coração, com outros mais comuns mas com diversas maneiras de construir, como os Elfos do João Silva, Burn do Correia, o Aggro do TDS e os Goblins do Catarino.

Esta variedade de decks é sobretudo importante para quem, como eu, coemçou a jogar a sério há menos tempo.


Aproveito, então, para deixar a minha decklist (que pode não estar 100% correcta, porque posso não me lembrar de tudo):

Terrenos:
4 Sunpetal Grove
4 Forbbiden Orchard
9 Florestas
5 Planícies

Criaturas:
3 Sakura-tribe elder
3 Birds of Paradise
3 Wall of roots
1 Painter's servant
1 Iona, Shield of Emeria
1 Kiki-jiki, Mirror Breaker
1 Pestermite
1 Platinum Angel
1 Hellkite Overlord
1 Progenitus

Outros:
4 Defense of the heart
2 Mirri's Guile
4 Crop Rotation
4 Sterling Grove
4 Enlightened Tutor
1 Idyllic Tutor
1 Grindstone
3 Oblivion Ring

Sideboard:
4 Kitchen Finks
3 Vexing Shusher
2 Dosan the Falling Leaf
1 Avatar of Woe
1 Akroma, Angel of Wrath
2 Journey to Nowhere
1 Darksteel Colossus
1 Empyrial Archangel


Devido a um imprevisto (visto que não consegui arranjar Hellkite Overlord e me esqueci de pedir as Sunpetal Grove), acrescentei um Sphinx of the Steel Wind e uma floresta, uma planície e dois graypelt refuge.

O objectivo era, então, por as Defesas do Coração em jogo o mais depressa possível (para quem não sabe o que é, é um encantamento que entra por 4 e diz que, no início da minha fase de manutenção, se um oponente controlar 3 ou mais criaturas eu vou buscar duas criaturas ao deck e ponho-as em jogo), de preferência ao 3º turno com a ajuda de um dos 9 aceleradores de mana. Caso o adversário não estivesse a jogar com muitas criaturas, ou não as tivesse ainda em jogo, teria de usar um Forbbiden Orchard (dá uma mana de qualquer cor e, quando usado, dá uma criatura 1/1 incolor ao adversário) ou uma Crop Rotation para ir buscar este terreno e dar as criaturas ao adversário. Este terreno foi um achado para este deck, visto que não só dá mana de qualquer cor, como ainda me ajuda a usar a Defesa do Coração.

Caso a Defesa do Coração não me calhasse, teria de usar uma das 9 maneiras de a ir buscar (4 Enlightened Tutor, 4 Sterling Grove, que além de poder ir buscar um encantamento ao deck ainda dá shroud aos outros encantamentos, muito útil contra Qasalis, e 1 Idyllic Tutor). Assim que a Defesa fosse activada, as opções eram várias, sendo a melhor a combinação a de Pestermite e Kiki-Jiki, que me dava criaturas com haste infinitas, acabando o jogo nesse turno (ou seja, na melhor das hipóteses ao 4º turno). No entanto, este combo poderia ser vulnerável, bastando qualquer coisa de remoção que destruisse o Kiki-Jiki para anular o efeito. Se eu achasse que esse poderia ser o caso, a segunda hipótese seria Iona + Painter's Servant para impedir o adversário de usar o que quer que fosse que não estivesse já na mesa, ou a Iona com o Platinum Angel caso fosse um deck monocolor ou eu já estivesse à rasca com vida. Tinha ainda as bestas para tentar acabar com o jogo o mais depressa possível, o Progenitus e a Sphinx.

Caso, por alguma razão, a táctica das Defesas do Coração não funcionasse, só teria outra hipótese, e muito rebuscada, com o Painter's Servant e a Grindstone (ou seja, tornar todas as cartas da mesma cor, e moer o deck inteiro do adversário, fazendo com que perdesse no turno seguinte). Visto que só tinha um de cada, teria de contar com os Enlightened Tutor para os ir buscar (visto que são ambos artefactos e o Tutor vai buscar tanto encantamentos como artefactos). Os Oblivion Ring e as Mirri's Guile eram apenas cartas de apoio, encantamentos claro, visto que os podia ir buscar caso precisasse.


O sideboard tinha, sobretudo, três objectivos: cartas contra decks de Controle (Vexing Shusher e Dosan), criaturas de apoio que me ajudassem a manter vivo durante mais tempo (Kitchen Finks) e outras bestas que me dessem mais jeito contra certos decks.


Este deck foi construído porque desde há muito tempo que a Defesa do Coração é a minha carta favorita, e esta era a melhor hipótese de a usar (visto que tenho 4). Depois, surgiu obviamente a Iona (que tenho uma) e os outros combos foram uma compilação de sugestões da malta do clube com outras coisas retiradas da net.


Bom, sei que o post é um bocado comprido e chato de ler, mas se quiserem comentem, e já agora deixem as vossas impressões sobre o torneio.

Alex
Otori_Takeo
Otori_Takeo

Mensagens : 124
Data de inscrição : 11/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Torneio de Legacy - 19/12/2009 Empty Re: Torneio de Legacy - 19/12/2009

Mensagem  LosT Dom Dez 27, 2009 9:40 pm

Deixa-me dizer-te alex que adorei o teu deck, com 3 combos num só deck Very Happy

Eu tb adoro construir decks a volta das minhas cartas preferidas e sei o gozo q da jogar com eles... Acho que estava mesmo bom e tiveste uma boa prestação com ele (só perdeste para o 1º e 2º classificado).

Defesa do coração ftw!!!!
LosT
LosT

Mensagens : 137
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Torneio de Legacy - 19/12/2009 Empty Re: Torneio de Legacy - 19/12/2009

Mensagem  esvrets Seg Dez 28, 2009 12:50 am

Eu não cheguei a ver o teu deck em acção. A única coisas que vi foi mesmo Iona contra o Correia (oba, podes baixar Lands xD), Mas pelo que fomos falando do deck durante as semanas que antecederam pareceu-me engraçado.

Legacy permite sempre que o pessoal "invente" um pouco mais nos decks e que se divirta bastante (sim Eunice, eu sei, contra mim ninguém se divertiu Razz)

Como sempre, são vocês que decidem os formatos dos torneios, por isso é só uma questão de ser sugerido. Obviamente não vamos fazer sempre torneios de Legacy, mas podemos fazer mais do que no ano passado se assim for a "vontade do povo".
esvrets
esvrets

Mensagens : 405
Data de inscrição : 25/10/2009
Idade : 41
Localização : Margem Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Torneio de Legacy - 19/12/2009 Empty Re: Torneio de Legacy - 19/12/2009

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos