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Conceitos básicos: tipos de cartas

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Conceitos básicos: tipos de cartas Empty Conceitos básicos: tipos de cartas

Mensagem  Admin Dom Out 25, 2009 1:31 am

Existem actualmente 7 tipos de cartas:

Feitiço: Um feitiço representa um encantamento mágico. Pode-se jogar um feitiço somente durante a fase principal de um dos seus turnos. Não se pode jogar um feitiço enquanto outra mágica estiver na pilha. Um feitiço tem o seu efeito e é colocado no cemitério.

Mágica instantânea: Uma mágica instantânea é como um feitiço, com a excepção de que pode ser jogada em qualquer momento, mesmo durante o turno do oponente ou em resposta a outra mágica. Como um feitiço, uma mágica instantânea tem o seu efeito e é colocada no cemitério.

Encantamento: Um encantamento representa uma manifestação mágica estável. Um encantamento é uma permanente, o que significa duas coisas: só se pode jogar num momento em que se pudesse jogar um feitiço e, após jogá-lo, ele deve ser colocado na campo de batalha. A carta está agora em jogo. Qualquer uma das cartas em jogo é chamada de permanente, pois permanecem no jogo (a menos que algo a destrua).
Existem encantamentos locais e encantamentos globais. Os encantamentos locais afectam apenas a permanente que é encantada enquanto que os encantamentos globais afectam um conjunto de permanentes.

Artefato: Um artefato representa uma relíquia mágica. Assim como um encantamento, um artefacto é uma permanente, permanecendo em jogo e afectando-o. Os artefatos são geralmente incolores.
Alguns artefatos são Equipamentos. Pode-se pagar para anexar um Equipamento a uma criatura que se controla para que essa criatura ganhe determinadas habilidades. Se a criatura deixar o jogo, o Equipamento permanece em jogo.

Criatura: As criaturas lutam pelo jogador. Elas são permanentes, mas ao contrário de outros tipos de permanente, as criaturas podem atacar e bloquear. Todas as criatura têm poder e resistência. O seu poder (o primeiro número) é a quantidade de dano que ela causa em combate. A sua resistência (o segundo número) é a quantidade de dano que ela deve sofrer num único turno para ser destruída por dano letal. As criaturas atacam e bloqueiam durante a fase de combate. Ao contrário de outros tipos de permanentes, as criaturas entram em jogo com “enjoo de invocação”: uma criatura não pode atacar, ou jogar uma habilidade que tenha "tap" em seu custo, até que ela esteja em jogo desde o início de seu turno sob o controlo do jogador. No entanto pode bloquear, independentemente de quanto tempo ela está em jogo.
As criaturas artefacto são tanto artefactos quanto criaturas. São geralmente incolores como os outros artefactos e podem atacar e bloquear como as outras criaturas. Uma criatura artefacto pode ser afectada por qualquer coisa que afecte artefactos, assim como por qualquer coisa que afecte criaturas.

Terreno: Embora os terrenos sejam permanentes, eles não são jogados como mágicas. Para jogar um terreno, basta colocá-lo em jogo. Isto acontece imediatamente, portanto nenhum jogador pode jogar nada em resposta. Só se pode jogar um terreno durante uma das fases principais, quando a pilha está vazia. Não se pode jogar mais do que um terreno em cada turno.
A maioria dos terrenos tem habilidades que geram mana. Os terrenos são usados para gerar o mana necessário para pagar as mágicas e habilidades. Cada terreno básico tem uma habilidade de mana que gera mana de uma determinada cor. As Planícies geram mana branco, as Ilhas geram mana azul, os Pântanos geram mana preto, as Montanhas geram mana vermelho e as Florestas geram mana verde.

Planeswalkers: Os planeswalkers são poderosos aliados se podem convocar para lutar ao seu lado. Assim como os quatro tipos de card precedentes, os planeswalkers também são permanentes. Os planeswalkers possuem diversas habilidades poderosas que se podem jogar, embora possa jogar apenas uma em cada um dos seus turno. Embora os planeswalkers não possam atacar, as criaturas podem atacá-los.
Cada planeswalker entra em jogo com uma quantidade de lealdade. Essa lealdade pode aumentar se forem jogadas determinadas habilidades, ou pode diminuir jogando outras habilidades ou se ele sofrer dano. Se a sua lealdade se tornar igual a 0, ele será colocado no cemitério.
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