Conceitos básicos: Zonas na mesa de jogo
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Conceitos básicos: Zonas na mesa de jogo
Como o Magic não possui um tabuleiro de jogo, as zonas são as áreas de jogo existentes na sua mesa.
Grimório
Quando um jogo começa, o deck de cartas torna-se no grimório (o monte de compra). É mantido voltado para baixo e as cartas permanecem na ordem em que estavam no início do jogo. Ninguém pode olhar para as cartas do seu grimório, mas pode saber quantas cartas estão nos grimórios de todos os jogadores. Cada um dos jogadores tem o seu próprio grimório.
Mão
Quando se compram cartas, elas vão para a mão, assim como na maioria dos outros jogos de cartas. Só o próprio jogador pode olhar as próprias cartas. Cada um dos jogadores tem a sua própria mão.
Campo de batalha
Começa-se sem nada em jogo, mas é aqui que a acção acontece. Em cada um de turnos, pode-se jogar um terreno da mão. As criaturas, artefatos, encantamentos e planeswalkers também entram em jogo após serem resolvidos. Pode-se organizar as permanentes do modo que se quiser, mas o oponente deve poder ver todas as cartas e saber se estão viradas. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
Cemitério
O cemitério é o monte de descarte. As mágicas instantâneas e feitiços vão para o cemitério quando são resolvidas. As cartas vão para o cemitério quando são descartadas, destruídas, sacrificadas, anuladas ou colocadas lá por algum efeito. Além disso, as criaturas vão para o cemitério se o dano que sofrerem num único turno for maior ou igual à sua resistência, ou se a sua resistência for reduzida a 0 ou menos. As cartas que estiverem no cemitério devem ficar sempre com as suas faces voltadas para cima e qualquer um pode olhá-los a qualquer momento. Cada jogador tem o seu próprio cemitério.
A Pilha
As mágicas e habilidades existem na pilha. Elas aguardam lá para serem resolvidas até que ambos os jogadores escolham não jogar mais mágicas ou habilidades. Então, a última mágica ou habilidade a ser colocada na pilha é resolvida e os jogadores têm a oportunidade de jogar mágicas e habilidades novamente. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
Exílio
Algumas mágicas e habilidades dizem que removem ou exilam cartas do jogo. Basta colocar essas cartas de lado no jogo. As cartas exiladas (ou removidas do jogo) costumam ficar com as suas faces voltadas para cima. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
Grimório
Quando um jogo começa, o deck de cartas torna-se no grimório (o monte de compra). É mantido voltado para baixo e as cartas permanecem na ordem em que estavam no início do jogo. Ninguém pode olhar para as cartas do seu grimório, mas pode saber quantas cartas estão nos grimórios de todos os jogadores. Cada um dos jogadores tem o seu próprio grimório.
Mão
Quando se compram cartas, elas vão para a mão, assim como na maioria dos outros jogos de cartas. Só o próprio jogador pode olhar as próprias cartas. Cada um dos jogadores tem a sua própria mão.
Campo de batalha
Começa-se sem nada em jogo, mas é aqui que a acção acontece. Em cada um de turnos, pode-se jogar um terreno da mão. As criaturas, artefatos, encantamentos e planeswalkers também entram em jogo após serem resolvidos. Pode-se organizar as permanentes do modo que se quiser, mas o oponente deve poder ver todas as cartas e saber se estão viradas. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
Cemitério
O cemitério é o monte de descarte. As mágicas instantâneas e feitiços vão para o cemitério quando são resolvidas. As cartas vão para o cemitério quando são descartadas, destruídas, sacrificadas, anuladas ou colocadas lá por algum efeito. Além disso, as criaturas vão para o cemitério se o dano que sofrerem num único turno for maior ou igual à sua resistência, ou se a sua resistência for reduzida a 0 ou menos. As cartas que estiverem no cemitério devem ficar sempre com as suas faces voltadas para cima e qualquer um pode olhá-los a qualquer momento. Cada jogador tem o seu próprio cemitério.
A Pilha
As mágicas e habilidades existem na pilha. Elas aguardam lá para serem resolvidas até que ambos os jogadores escolham não jogar mais mágicas ou habilidades. Então, a última mágica ou habilidade a ser colocada na pilha é resolvida e os jogadores têm a oportunidade de jogar mágicas e habilidades novamente. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
Exílio
Algumas mágicas e habilidades dizem que removem ou exilam cartas do jogo. Basta colocar essas cartas de lado no jogo. As cartas exiladas (ou removidas do jogo) costumam ficar com as suas faces voltadas para cima. Esta zona é compartilhada pelos jogadores.
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